O Natal nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos e Canadá, as cidades, vilas e aldeias revestem as praças, ruas e locais públicos com luzes de várias cores. As lojas também não fogem à tradição e arranjam os estabelecimentos de acordo com a época. Acontece o mesmo com as casas e jardins particulares.







Cidades dos Estados Unidos no  Natal!!


As tradições natalinas dos Estados Unidos estão ainda muito influenciadas pelos imigrantes europeus. Por exemplo, em algumas localidades do estado de Pensilvânia ainda persistem muitas tradições suíças e alemãs. Os descendentes dos imigrantes da Morávia são conhecidos pelas suas pirâmides de Natal, que são uma espécie de bolo em forma de pirâmide, feito à base de bolacha e frutas.


Pirâmide de Natal


Nos estados de Minnesota, North Dakota e Winconsin são evidentes os costumes escandinavos. Um deles, bastante insólito por sinal, é alimentar os pássaros com uma dieta especial de Natal: cevada, aveia e trigo.


Pássaros com dieta especial de Natal


O Santa Claus (o Papai Noel dos americanos) é um símbolo típico da cultura americana. Esta designação apareceu com os primeiros colonos da América, vindos da Holanda. Em holandês o Santa Claus (o santo generoso e presenteador), que se foi americanizando até chegar à forma de hoje, se chama Santa Claus. Uma lenda norueguesa deu origem à crença de que Santa Claus desce pela chaminé: a deusa Hertha aparecia nas lareiras e trazia boa sorte às casas.


Santa Claus






~ Nathália Debiasi Salvi

Presentes de Natal

A origem da tradição de se dar presentes no natal surgiu em razão dos presentes que os reis magos levaram para o menino Jesus. Baltazar, Belchior e Gaspar levaram ouro, mirra e incenso para Jesus.Além de a história relatar sobre os três reis magos, existe a história de um bispo que levava presentes para crianças de famílias carentes, e também jogava saquinhos de moedas pelas chaminés de suas casas. Este bispo era são Nicolau, que viveu no século IV, sendo homenageado com um dia especial, o dia de São Nicolau.Em virtude dos costumes dos presentes, surgiram algumas brincadeiras para animar a festa de natal, como os amigos secretos.


~Stéfani Brugalli

Presépio

Presépio, na língua portuguesa, designa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo, O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus numa gruta de Belém, na companhia de São José e de Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, São José e a Virgem Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. De acordo com a mesma fonte, Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, uns dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, por reis magos vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouroincenso e mirra à criança.

~Stéfani Brugalli

Estrela de Belém

ESTRELA DE NATAL: guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus.
Na tradição cristã, a Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal, revelou o nascimento de Jesus aos magos e, posteriormente, os guiou até Belém. A estrela aparece no Evangelho de Mateus, no qual "magos do oriente" foram inspirados pela estrela a viajar para Jerusalém.
Muitos cristãos acreditam que a estrela foi um sinal milagroso que marcou o nascimento do Cristo (ou Messias, literalmente "O ungido"). Alguns teólogos defendem que a estrela cumpriu uma profecia conhecida como "Profecia da Estrela". Astrônomos fizeram várias tentativas de ligar a estrela a fenômenos astronômicos pouco usuais, como uma conjunção de Júpiter e Saturno, um cometa ou uma supernova .
~Stéfani Brugalli

Papai Noel

Papai Noel  ou Pai Natal ("Noël" é natal em francês) é uma figura lendária que, em muitas culturas ocidentais, traz presentes aos lares de crianças bem-comportadas na noite da Véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, ou no Dia de São Nicolau (6 de dezembro).
O personagem foi inspirado em São Nicolauarcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.
Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XX devido à influência da Coca-Cola, que na época lançou um comercial do bom velhinho com as vestes vermelhas.
~Stéfani Brugalli

Enfeites de Natal

                                                         Enfeites de Natal

             Na época do natal podemos ver vários tipos de decoração, com as mais variadas cores e símbolos, representando o nascimento de Jesus. 
            As bolas de natal fazem referência aos primeiros enfeites feitos nos pinheiros e carvalhos, substituindo os que eram usados – pedras e maçãs.
         Dentre os principais símbolos, ou aqueles que mais vemos, podemos citar o azevinho, que simboliza a vida, o bom pressentimento, podendo ser usado nas portas das casas, nas maçanetas, em velas e na própria árvore de natal.
 Criada para substituir pedras e maçãs
          A estrela representa a proteção de Deus para nossas vidas, trazendo felicidade aos lares. Nem sempre são usadas com essa intenção, mas por acharem que é o próprio menino Jesus, aparecendo sempre ao topo da árvore de natal.
           As velas também são objetos utilizados como enfeites natalinos. Elas representam a luz de Jesus Cristo vinda até nós, pois seu fogo é purificador, regenera, renova a vida, trazendo esperança.
             Os presentes são uma tradição, uma referência aos três Reis Magos que levaram presentes para o menino Jesus. Essa é a forma mais conhecida de se representar o Natal, pois todos trocam presentes, seja em suas famílias, com amigos, no trabalho. E aos que não tem condições, aos que moram em abrigos e orfanatos, estes aguardam cheios de esperança que pessoas de bem os presenteiem, mesmo que seja com uma visita ou com roupas usadas e alimentos.
       Consta que o presépio foi uma criação de São Francisco de Assis para representar o nascimento de Jesus de forma mais realista. Escrituras da igreja católica relatam que este foi montado durante uma missa celebrada no ano de 1223, a que passaram a considerar como missa de Natal. A ideia foi tão bem simbolizada que rapidamente passou a ser adotada em outras igrejas europeias, podendo também ser montada nas casas e sendo propagada por todo o mundo.
O boneco de neve é uma tradição dos países frios, onde são colocadas duas bolas, sobrepostas, para fazer o corpo, usando uma cenoura para fazer o nariz, galhos para fazer os pés e os braços, além de outros adereços para deixá-lo mais enfeitado.
     Clara Benincá e Carolina Gavirachi.