GINÁSTICAS:

Ginástica Olímpica:

História: Foi na Grécia que a ginástica alcançou um lugar de destaque na sociedade, tornando-se uma atividade de fundamental importância no desenvolvimento cultural do indivíduo. Exercícios físicos eram motivo de competição entre os gregos, prática que caiu em desuso com o domínio dos romanos, mais afeitos aos espetáculos mortais entre homens e feras.

Modalidades: A ginástica olímpica baseia-se na evolução técnica de diversos exercícios físicos. Para os homens, as provas são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo (com fundo musical), salto sobre o cavalo (de 1,10 metros de altura, na horizontal), barras assimétricas (de 2,30 metros e 1,50 metros de altura), e trave de equilíbrio (de 10 centímetros de largura e 5 metros de comprimento).



"A Ginástica é um esporte tanto emocionante quanto belo, que não requer somente coragem de seus adeptos como também graça e domínio do corpo." Frase retirada do livro "O Prazer da Ginástica"

Ginástica Rítmica:


História: A ginástica rítmica começou a ser praticada por volta da década de 20, aós o final da Primeira Guerra Mundial, quando várias escolas de ginástica começaram a acrescentar novos exercícios e música à ginástica artística. Em virtude da adição desses elementos, em 1961, na União Soviética, a modalidade passou a ser chamada de ginástica rítmica.

Objetivo: A ginástica rítmica também busca muitas referências da dança, algo que pode ser percebido quando associamos as potências da modalidade às principais escolas mundias de dança. Moscou e Kiev são mundialmente conhecidas por suas escolas, enquanto outros países periféricos no esporte como Espanha e Brasil encontram da dança fortes identidades culturais.
Rita Almeida - 4º lugar

Ginástica Artística:

História: A Ginástica Artística constitui-se na modalidade esportiva individual como um dos mais belos espetáculos esportivos do mundo tendo em vista a estética, a superação de limites, os gestos corporais fortes e graciosamente alinhados no solo ou em algum dos aparelhos, sempre testando os limites da gravidade. Como modalidade esportiva individual surgiu no século XIX, com exercícios preparatórios para a guerra. Seu idealizador foi o alemão Friedrich Ludwig Jahn, conhecido como "o pai da ginástica".

Posições básicas do corpo na Ginástica Artística:

Provas ou aparelhos de competição feminina:


#PlaySports


~ Nathália Debiasi Salvi


Nenhum comentário:

Postar um comentário