Unesco define 2015 como Ano Internacional da Luz

O Ano Internacional da Luz foi lançado em 20 de janeiro. A Unesco vai promover com outras entidades o desenvolvimento de ações de sensibilização de políticos e da sociedade como um todo para despertá-los sobre a importância da luz na vida e no bem-estar, assim como as novas descobertas da área. Durante a temporada, a organização vai reunir sociedades científicas, instituições educacionais, ONGs e o setor privado ao redor do mundo, com objetivo de estudar e divulgar os fenômenos relacionados à luz.
A ideia é defender o uso de tecnologias para melhorar a qualidade de vida nos países desenvolvidos e em desenvolvimento e comemorar marcos importantes relacionados à luz ao longo da história da ciência. Destacam-se os 200 anos da proposta ondulatória da luz, pelo físico Fresnel, os 150 anos da proposta da luz como fenômeno eletromagnético, por Maxwell, e os 100 anos da Teoria da Relatividade Geral, por Albert Einstein, que colocou a luz como objeto de revelação das deformações espaço-temporais do Universo.
A ideia, que foi proclamada em 2013, é mostrar ao mundo a importância da luz na criação de um futuro mais sustentável. Para físicos, a sensibilização da sociedade chega atrasada, uma vez que o planeta já sofre com os impactos do efeito estufa, que nada mais é do que o aumento da temperatura terrestre (não só numa zona específica, mas em todo o planeta), colaborando para uma seca cada vez mais agressiva, preocupando a comunidade científica.

Temos um vídeo falando um pouco mais sobre a luz e sobre a revolução científica que ela causou e causa até hoje:



3 comentários:

  1. Ótimo ! É incrível a importância da luz...

    ResponderExcluir
  2. Belo trabalho turminha, uma coisa tão cotidiana nos dias de hoje e que é tão essencial merece ter um ano só pra ela.. Parabéns pela matéria! E parabéns para a professora pelo projeto!

    ResponderExcluir
  3. A luz é vital para a maioria dos seres vivos, que precisam alimentar-se de energia para crescer, mover e reproduzir. Sua presença nos dias de hoje é indispensável!!

    ResponderExcluir